O erro da grande maioria das pessoas é abraçar-se a Deus quando, na verdade, precisam reconhecer suas fraquezas e anseios. Estamos sozinhos nessa infinidade do universo e temos apenas uns aos outros. Deus, no máximo de sua grandeza, consegue apenas nos observar. Ao contrário do que todos pensam, só conseguiremos viver sem guerras quando pararmos de escorar nossas arrogâncias e prepotência em um Deus, e percebermos que a coisa mais divina que tivemos a oportunidade de conhecer até aqui é a vida. O que te faz não estar sozinho são as outras vidas que exalam ao teu redor e não teu Deus imaginário.
Está na índole, na personalidade, no íntimo da mais pura singularidade de qualquer animal, ou ser vivo, o desejo de se destacar e querer ser um ser superior aos demais de sua espécie. Com o diferencial da racionalidade humana, este sentimento floresce de uma forma transgênica intelectual, ou seja, altera-se intelectualmente os princípios básicos da nossa genética e transforma-se algo instintivo do ser humano em uma arma poderosa e imaginária para que nossa espécie se conforte com sua superioridade comprovada (ilusoriamente) pelo homem. Em outras palavras, cria-se o conceito de Deus. Este conceito faz com que todo ser humano tenha onde se abraçar nos momentos difíceis e além disso, perdoar seus próprios equívocos, fraquezas, perdas, etc... Teoricamente, esse conceito de Deus é algo positivo e importante na sobrevivência de nossa espécie, entretanto com o avanço da inteligência e do conhecimento humana houve pessoas que souberam aproveitar-se dessa necessidade das pessoas e usar o conceito de Deus para promover guerras em prol de objetivos pessoais. O que acontece aqui, meus caros, na minha opinião, é o início de um novo passo na evolução da humanidade. O que durante milênios foi algo importante na sobrevivência da nossa espécie, hoje se tornou algo que precisa ser deixado de lado, para que possamos enfim avançar.
O conceito de Deus hoje, está prejudicando a evolução da tecnologia e da ciência. Existe um estereótipo de que quando o conceito da existência de um Deus cair, o mundo vai se transformar em um caos, onde não haverá leis e ordem. Isso é mentira!
Temos um cosmos magnifico para estudarmos e respeitarmos, a natureza é algo incrível, ela deve ser o nosso Deus, precisamos desconstruir urgentemente essa imagem de que existe um homem, superior a tudo e que nos julga, puni e dita as regras. Eu acredito em um novo Deus, um Deus que está na matemática, que criou lindos padrões em tudo na natureza, eu acredito que deus é a energia que faz absolutamente tudo no universo estar conectado de alguma forma, no Deus que faz o homem ser feito exatamente dos mesmos elementos químicos que é composta as estrelas. Precisamos deixar de inventar histórias impressionantes e bonitas e começar a enxergar as reais histórias impressionantes e bonitas que temos ao nosso redor.
Na bíblia, como definição da palavra fé, em Hebreus 11 temos:
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente."
Numa época em que a ciência era muito pouco utilizada, faz todo sentido termos um livro sábio como este, em que nos instiga a acreditar em algo que não vemos. Hoje, sabe-se que isso que a bíblia diz é uma total verdade. Descobrimos que nosso mundo, aparentemente feito de matéria, é criado na verdade por elementos composto de átomos muito pequenos impossíveis de serem vistos a olho nu. Se fossemos falar sobre física quântica, por exemplo, podemos facilmente questionar a real existência da matéria, pois tudo ao nosso redor é composto apenas de repulsões eletromagnéticas. Quando encostamos em uma parede, por exemplo, na verdade os elétrons da nossa mão estão repulsando os elétrons dos átomos da parede e nossa mão nunca chega a tocar de fato na parede, mesmo que tenhamos essa sensação nítida. Hoje, a ciência descobriu outras formas de visualizar o mundo (raios ultravioleta, gama, raio X, etc...) e elas nos mostram um universo completamente diferente do que enxergamos a olho nu, o que nos faz questionar a realidade daquilo que nossos olhos vê. A fé nos estimulou a pensar além daquilo que nossos sentidos nos mostram, isso é genial, porém, ultrapassado. Hoje podemos estudar, analisar, modificar e principalmente entender e encontrar padrões em tudo, basta fazermos a humanidade entender que a ciência é o próximo passo.
Se a quantidade de pessoas no planeta que se abraçam a um Deus, abraçassem a ciência, hoje, muito provavelmente, seriamos praticamente imortais. Nossa espécie teria encontrado a cura para todo tipo de doença, teríamos encontrado soluções para todas as catástrofes naturais, acabado com a fome, produzido centenas de novas formas de energia e muito mais. Ao invés disso, ainda estamos rezando pedindo a Deus milagres e bênçãos. Se Deus realmente existe, ele quer que você se vire. Ele quer que você vá além dos seus limites, ele quer que você dê esse novo passo na evolução da humanidade. Se eu vivesse no séc. VI, VII ou VIII, com toda certeza amaria a palavra fé, mas hoje, com toda a perda de tempo que temos por causa dela, eu odeio a palavra fé.